Comissão de Finanças da Câmara aprova cadastro e acompanhamento de idosos em hospitais

549
A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou no dia 11 o Projeto de Lei 3045/08, do deputado Sandes Júnior (PP-GO), que institui o Programa de Entrada de Idosos em hospitais e postos de saúde.

O objetivo do programa é garantir o cadastramento de idosos nas unidades de saúde para acompanhar e agendar consultas, além de dar orientações preventivas e assistência domiciliar para os que têm dificuldade de locomoção.

O relator, deputado João Dado (SDD-SP), recomendou a aprovação com o argumento de que a proposta não cria novas despesas ao Sistema Único de Saúde (SUS). Ele analisou somente a adequação financeira e orçamentária do projeto. “De fato, já faz parte da política do SUS garantir atenção integral à saúde da população idosa”, apontou.

A proposta foi aprovada com uma alteração feita pelo relator. Ele definiu que os recursos necessários para a aplicação da lei sairão do Orçamento da Seguridade Social da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, conforme regulamento a ser editado em até 60 dias após sua publicação. O projeto original atribui somente à União a responsabilidade pelas despesas. “O financiamento do SUS, por força da Constituição Federal, cabe aos três entes federados”, ressaltou João Dado.

Fonte: Força Sindical