SENALBA encaminha a luta na Ativa

670

Por assessoria de imprensa | Foto: Rogério Marques

620_9935

Uma comissão de funcionários da Ativa (Associação de Atividades de Valorização Social) está se reunindo com o SENALBA/RN em busca de respostas para a situação de insegurança e incertezas devido à crise que tomou conta da ONG já há algum tempo.

A indiferença do poder público com o emprego e os direitos trabalhistas é um problema grave que vem atormentando a vida de todos os funcionários da Ativa. Vale lembrar que o SENALBA/RN já realizou inúmeras reuniões, assembleias, atos públicos e audiências com a gestão municipal, além de várias ações judiciais denunciando os sucessivos abusos e ataques praticados pela ONG contra seus funcionários.

Marinete de Melo é funcionária da Ativa há 13 anos e já trabalhou em vários setores antes de assumir a função de assistente social no Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), onde trabalha atualmente. “Queremos saber como vai ficar a situação dos funcionários que há muitos anos trabalham na Ativa. Nossos direitos violados a todo momento. Por isso, temos que cobrar uma resposta ao Ministério Público do Trabalho e à Câmara Municipal de Natal”, afirmou.

Ela reclama da atual situação dos funcionários da ONG e faz um desabafo: “Sem saber para onde vamos, sem saber o que vai ser feito de nós, isso gera angustia, depressão, uma situação de doença do trabalho mesmo. Então, diante de todo esse contexto, eu me junto à luta”.

Marinete também questiona porque os funcionários da Ativa não podem ser absorvidos pela Semtas (Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social) se eles são capacitados e prestam serviços à Prefeitura de Natal há muito tempo. “Muitos funcionários tem 20, 30, 40 anos de serviço e, se forem demitidos, não serão mais aceitos no mercado de trabalho”, desabafa.

Na tarde desta quarta-feira (16/4) a comissão composta por cinco funcionários da Ativa voltou a se reunir com a direção do SENALBA/RN e a assessoria jurídica do sindicato para discutir sobre os encaminhamentos da luta. Ao final da reunião o SENALBA assumiu a tarefa de analisar a melhor forma de encaminhar uma ação judicial reivindicando que os atuais funcionários da Ativa sejam absorvidos pela Semtas.

O SENALBA está atento e vai continuar organizando a luta em defesa dos trabalhadores.