Parabéns à todas as mulheres!

838

Por assessoria de imprensa | Foto: Rogério Marques

mulher-620

Além da luta diária contra todo tipo de violência, no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, mulheres de todos os cantos do mundo ocupam as ruas para lutar por conquistas e garantia de direitos. O SENALBA/RN declara toda solidariedade às lutas das mulheres por igualdade social e parabeniza todas as filiadas, desejando um ano de sonhos realizados.

 

POR QUE LUTAMOS

Em pleno século XXI as mulheres continuam ganhando salários menores que os homens. Além disso, a tripla jornada de trabalho predomina, pois a mulher também é responsável pela educação dos filhos e afazeres domésticos, muitas vezes, assumindo este trabalho sozinha sem divisão de tarefas. Por isso, o combate ao machismo e à violência física e psicológica é uma luta constante das mulheres. Seja a violência institucional cometida pelo Estado ou a violência doméstica e no trabalho.

No período de 30 anos mais de 90 mil mulheres foram mortas. Os casos de estupro crescem cada vez mais e as principais vítimas são mulheres da classe trabalhadora. A Lei Maria da Penha foi um grande avanço. O problema é que no Brasil as leis são desrespeitadas e prevalece a impunidade. Além disso, muitos inquéritos são instaurados e poucos são concluídos por falta de estrutura nos serviços de atendimento à mulher. Daí, a necessidade de políticas eficientes de combate à violência e de proteção às mulheres. Enquanto isso, os governos federal, estaduais e municipais reduzem verbas para a construção de creches e para os serviços de combate à violência contra a mulher.

O capitalismo explora e oprime em qualquer canto do mundo, alimentando ditaduras e a sociedade do machismo. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 5.664 mulheres são assassinadas de forma violenta por ano ou 15 a cada 90 minutos. Por isso, em toda parte as mulheres lutam por uma sociedade sem estupro político, econômico e social. Então, além deste 8 de março, todos os dias as mulheres e os homens precisam lutar contra o machismo, o racismo, a violência e toda forma de opressão.

Toma, e somente uma poesia
Guarda em eu coração
E quando ela chorar
Abre o teu coração
Pra que a liberdade venha aquece-la

{Rogério Marques