Cobrança de dívidas da Previdência sobe 200 milhões de euros

576
A recuperação de dívidas à Segurança Social atingiu o valor de quase 1,1 mil milhões de euros em 2013, mais 200 milhões face ao valor obtido em 2012.

O Ministério da Segurança Social (MSSS) revela em comunicado que “a Segurança Social atingiu em 2013, um valor recorde de recuperação de dívida totalizando 1.097,6 milhões de euros”.

Até ao final de setembro, disse em outubro o secretário de Estado do Emprego e da Segurança Social, Agostinho Branquinho, a recuperação ia em “445 milhões de euros relativos a dívidas à Segurança Social”, mas as estimativas apontavam na altura para que o valor anual chegasse a apenas 600 milhões de euros. O governante referia-se apenas às cobranças do Instituto da Segurança Social.

Agora, pela primeira vez, o MSSS consolidou as diferentes cobranças dos diversos universos da Previdência. “Esta cobrança envolve o universo da Segurança Social, (ISS, IGFSS e Regiões Autónomas)”. Assim, a meta de 2013 é comparável com os 933 milhões obtidos pela mesma via em 2012.

O ministério tutelado por Pedro Mota Soares, do CDS, refere que os 1,1 mil milhões de euros cobrados superam “em 17,6% o montante de 2012 que tinha sido de 933 milhões de euros”.

“Além da cobrança imediata, constitui preocupação da Segurança Social, salvaguardar os postos de trabalho pelo que, particularmente nos grandes devedores, a Segurança Social tem agido em sede executiva, através do enquadramento em planos prestacionais o qual atingiu os 50%, tendo igualmente participado em processos de revitalização empresarial”, diz fonte oficial.

Fonte: Força Sindical