Motoristas do sistema Fiern viajam sem diária

711

8413

Além de só receber a diária devida muitos dias depois os profissionais estão sendo pressionados a retornarem da viagem no horário do expediente do mesmo dia.

A Portaria 002/2014 do Sistema Fiern (Federação das Indústrias do Estado do RN) está causando muita confusão e sérios problemas para os motoristas do Sesi, Senai e Iel. As novas regras, que tem o objetivo de controlar as despesas com viagens a serviço fora da localidade de trabalho, estão sendo utilizadas pelos gestores para praticar assédio moral contra trabalhadores.

Para custear as despesas com alimentação durante as viagens os profissionais são obrigados a pagarem do próprio bolso, pois não estão recebendo o adiantamento da diária. O reembolso das referidas despesas só ocorre dias depois da comprovação. Além disso, para evitar o pagamento da diária integral e poupar despesas com pernoite a ordem é retornar da viagem no horário do expediente no mesmo dia. Muitas vezes são viagens longas, a exemplo de Mossoró e Caicó, e este tipo de pressão sempre coloca a vida do motorista e demais usuários em risco.

Com o objetivo de combater os abusos praticados contra os trabalhadores, nesta quinta-feira (27/3) a direção do SENALBA/RN se reuniu com o superintendente corporativo do sistema Fiern, Raimundo Cruz. Depois de ouvir as denúncias feitas pelo SENALBA Raimundo Cruz prometeu encaminhar as medidas necessárias para solucionar os problemas relatados. Para isso solicitou um prazo de 15 dias.

O nosso sindicato está atento e vai continuar denunciando toda forma de opressão e exploração contra o trabalhador.