Parabéns, SENALBA/RN, pelos 29 anos de Lutas e Conquistas!

1079

sede-senalba

O SENALBA/RN, Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativas e Assistência Social, Orientação e Assistência Social do RN, nasceu em 1986. Sua história tem origem a partir do Edital de Convocação, dia 8 de abril de 1985, com a finalidade de fundação da Associação, conforme documento abaixo.

historiasenalba

Uma década marcada pelo fim da ditadura militar e a reconstrução do movimento sindical e popular no Brasil. Nesse período o país vivia um intenso movimento de lutas políticas e sociais no campo e na cidade. A necessidade de organizar a luta política levou as categorias a transformar a associação em Senalba. Foi assim que no ano de 1986 uma Assembleia Geral aprovou a fundação do Senalba/RN e elegeu sua diretoria provisória.

A partir daí a organização dos trabalhadores ganha força nas lutas específicas e gerais da classe trabalhadora, garantindo muitas conquistas. A direção do sindicato intensifica a mobilização por melhores condições de trabalho, salários justos, combate ao assédio moral, ganhando assim a credibilidade das diversas categorias da base. O avanço das lutas e o crescimento patrimonial da entidade faz crescer cada vez mais o números de filiados, fortalecendo ainda mais a organização dos trabalhadores.

Hoje, o SENALBA tem mais de 1.200, resultado de muita luta e dedicação de uma direção que se tornou símbolo de resistência e marcou a história.

O SENALBA possui hoje um grande e valoroso patrimônio. Tudo construído com muita luta, de forma transparente, e financiado com recursos próprios, fruto da contribuição dos filiados. Isso sem deixar de lado a luta política que tem garantido importantes conquistas para os trabalhadores.

No dia 17 de outubro de 2011 o SENALBA inaugurou sua nova sede. Um novo e grandioso patrimônio adquirido com recursos próprios, fruto da contribuição dos sindicalizados. Espaço destinado à organização dos trabalhadores e das trabalhadoras e à lutas constante por valorização profissional e qualidade de vida.

O SENALBA chega aos 29 anos de idade fortalecido e comemorando uma história que vale a pena contar. Parabéns a brava direção do SENALBA, que nos últimos anos mudou a história do sindicato. Parabéns funcionárias e todas as categorias que seguem fazendo da nossa entidade um sindicato de luta sempre.