Sindicalistas falam sobre conjuntura nacional e salários durante 2º Seminário de Formação Sindical

513

O presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec/POA) e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, palestrou no 2º Seminário de Formação Sindical, promovido pela Central.

O sindicalista explicou o funcionamento das organizações internacionais, os métodos de enfrentamento da crise e a disputa pelo aumento do salário mínimo.

“Com formação vem a informação e é desta maneira que avançamos, não só como dirigentes sindicais, como também no aspecto pessoal. Temos que estar capacitados, por isso nesse sentido a Central está de parabéns”, iniciou Neco.

De acordo com ele, desde 2008 a crise econômica não terminou e está se agravando cada vez mais. “Não vamos aceitar que seja imposta uma política do FMI, queremos avançar nos direitos. E para isso o movimento sindical está fazendo o seu papel, mobilizando as categorias. Querem que a gente saia do foco da luta verdadeira, que é defender o direito dos trabalhadores. Mas estamos firmes, sempre com uma perspectiva do que está acontecendo a nível nacional”.

Neco explicou a organização o BRICS Sindical, a importância do fortalecimento do bloco para enfrentar a crise capitalista que gera desemprego e perda de direitos dos trabalhadores no mundo.

Conjuntura nacional da economia
Na mesma tarde aconteceu a palestra do economista do DIEESE, Ricardo Franzoi, sobre conjuntura nacional, estadual e salários.

Franzoi destacou que é preciso garantir estabilidade entre crescimento do emprego e da renda diante da moderação dos gastos, controle da inflação e evolução da dívida pública.

O baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e a inflação maior que o reajuste tira dinheiro do bolso dos trabalhadores.

// Fonte: Força Sindical