Nota da Força Sindical- Nova pedalada do governo no bolso do trabalhador

565

Causou-nos estranheza e preocupação a informação que revela que o governo quer usar dinheiro do FI-FGTS (Fundo de Investimento em Infraestrutura do Fundo de Garantia) para financiar o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Trata-se, na verdade, de uma nova pedalada fiscal da equipe econômica que coloca em riscos dinheiro dos trabalhadores, podendo até mesmo resultar em enormes prejuízos.

Não podemos permitir o uso indevido, e sem segurança, do patrimônio do trabalhador. Diante de tal situação, a Força Sindical estuda, junto ao seu Departamento Jurídico, protocolar no STF (Supremo Tribunal Federal) uma ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade), visando preservar o dinheiro de milhões de trabalhadores, reservados nas contas do FGTS.

A forma de usar cerca de R$ 10 bilhões do Fundo de Garantia dos trabalhadores para capitalizar o BNDES não garante retorno ao investimento, visto que o banco repassa os recursos a taxas subsidiadas. Como a equipe econômica tem, frequentemente, utilizado métodos pouco transparentes, como a recente pedalada fiscal, fica o questionamento se o dinheiro dos trabalhadores será, efetivamente, utilizado para financiamentos duvidosos ou para cobrir compromissos do banco.

Infelizmente, a insensibilidade social da equipe econômica quer promover um ajuste fiscal fazendo com que os trabalhadores paguem a conta dos desmandos e das derrapadas do governo.

Miguel Torres, presidente da Força Sindical