Setor de serviços cresce 6,1% em março

585

O setor de serviços fechou o mês de março com um crescimento nominal de 6,1%, comparativamente a março do ano passado, retornando aos patamares de abril e setembro de 2014. Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Serviços divulgada pelo IBGE.

O crescimento nominal de março, segundo o instituto, foi superior ao 0,9% da taxa revisada de fevereiro e aos 1,8% de janeiro. O crescimento reflete expansão em todos os cinco segmentos do setor, com destaque para serviços profissionais, administrativos e complementares, que chegaram a crescer 8,8%; e transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio, com expansão de 8,7%.

Com o crescimento nominal de 6,1% em março, o setor de serviços fechou o primeiro trimestre do ano com expansão acumulada de 2,9%, comparativamente ao primeiro trimestre do ano passado. Neste caso, o menor patamar da série trimestral é consequência das menores variações registradas nos meses de janeiro e fevereiro.

Ainda segundo a pesquisa do IBGE, as taxas de crescimento trimestral trazem como destaque o segmento de serviços prestados às famílias, que cresceu 6,1% de janeiro a março deste ano em relação ao primeiro trimestre do ano passado. E serviços profissionais, administrativos e complementares com expansão de 6%.

Regionalmente em março deste ano, em relação a igual mês do ano passado, as maiores variações positivas foram registradas em São Paulo, onde o setor de serviços chegou a crescer 8,9%, resultado superior à média nacional de 6,1% do setor, seguido do Mato Grosso do Sul, com 8,4% de crescimento.

// Fonte: Agência Brasil