As informações captadas pela Pesquisa de Emprego e Desemprego revelam que a taxa de desemprego permaneceu relativamente estável na maioria das regiões pesquisadas.
O DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) e a Fundação Seade realizam atualmente a Pesquisa de Emprego e Desemprego em quatro regiões metropolitanas e no Distrito Federal, todos os meses. O levantamento é feito em parceria com diversas entidades, dentro do que se convencionou chamar de Sistema PED. Fazem parte do convênio o Ministério do Trabalho e Emprego e o Fundo de Amparo ao Trabalhador, além das seguintes instituições regionais: Setrab-GDF e Codeplan, no Distrito Federal; IDT/SINE-CE e STDS, em Fortaleza; FEE, FGTAS e PMPA, em Porto Alegre; e SEI e Setre, em Salvador.
DESEMPREGO
1 – Em novembro de 2015, o contingente de desempregados elevou-se em Salvador, pouco variou no Distrito Federal e Porto Alegre e apresentou discreta redução nas regiões metropolitanas de Fortaleza e São Paulo (Gráfico 1).
Mais informações:
Outro estudo:
Fonte: fsindical.org.br