Dia Internacional da Mulher

781

Por assessoria de imprensa | Foto: Rogério Marques

mulher

Além da luta diária contra todo tipo de violência, o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, reafirma a cada ano a luta por direitos e igualdade. O Senalba/RN está junto nesta jornada.

Em pleno século XXI as mulheres continuam ganhando salários menores que os homens. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) mulheres brasileiras recebem, em média, 74,5% do salário dos homens.

Além disso, a tripla jornada de trabalho predomina, pois a mulher também é responsável pela educação dos filhos e afazeres domésticos, muitas vezes assumindo este trabalho sozinha, sem divisão de tarefas. Por isso, o combate ao machismo e à violência física e psicológica é uma luta constante das mulheres.

No período de 30 anos mais de 90 mil mulheres foram mortas. Os casos de estupro crescem cada vez mais e as principais vítimas são mulheres da classe trabalhadora.

Porque lutar

O capitalismo explora e oprime em qualquer canto do mundo, alimentando ditaduras e a sociedade do machismo. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 5.664 mulheres são assassinadas de forma violenta por ano ou 15 a cada 90 minutos.

O Mapa da Violência 2015, estudo elaborado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), demonstrou que o número de homicídios de mulheres aumentou nos últimos anos, ou seja, um aumento de 23,1%. A impunidade é uma das principais aliadas do aumento de casos de violência contra as mulheres, e na sua maioria mulheres negras.

Daí a necessidade de combater todas as formas de opressão, seja psicológica, moral ou sexual. Consciente dessa tarefa a direção do Senalba/RN está no dia-a-dia junto às mulheres trabalhadoras encaminhando a jornada de lutas por igualdade, direitos e em defesa da vida.