FIERN: Manobra de oposição ao desconto assistencial.

609

//Por assessoria de comunicação

 

 

Depois de intensa negociação entre o SENALBA/RN e a FIERN sobre o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), onde a direção do nosso sindicato não abriu mão do reajuste salarial e manutenção dos direitos conquistados, finalmente o Acordo foi assinado no dia 23 de setembro passado.

Coincidentemente, logo em seguida, funcionários(as) do SESI e SENAI começaram a entregar na sede do nosso sindicato cartas de oposição ao desconto assistencial. Estranho perceber que a grande maioria chegava em carro de terceiros e em pleno expediente para cumprir tão urgente tarefa de se opor a contribuir com o seu sindicato.

Por que o Sistema FIERN foi tão bonzinho ao liberar funcionários(as) no seu horário de trabalho para facilitar essa tarefa?

Vale lembrar que muitos patrões têm cometido atitudes antisindicais com o objetivo de enfraquecer a organização da classe trabalhadora.

Não adiantam as tentativas de dispersar a organização dos(as) trabalhadores(as). O nosso sindicato não vai calar, muito menos deixar a luta de lado. Nenhum sistema nem seus bajuladores a serviço do lucro dos patrões irão diminuir nossa força. A classe trabalhadora não é máquina, é uma classe que luta diariamente por respeito e vida digna.

O SENALBA/RN vai continuar lutando para garantir o direito de se organizar e garantir as conquistas, que por sinal são frutos das nossas lutas.

 

O DESCONTO ASSISTENCIAL CONTRIBUI PARA A CONSTRUÇÃO DE UM SINDICATO FORTE E ATUANTE

Cerca de 20 milhões de trabalhadores são sindicalizados em milhares de sindicatos espalhados pelo Brasil. O SENALBA/RN é um desses sindicatos que cumpre importantes tarefas na defesa dos nossos direitos e na luta por mais conquistas.

Faz-se necessário afirmar que todas as vantagens conquistadas durante as negociações com os patrões são estendidas a toda a categoria. A garantia dos direitos, os reajustes salariais e os avanços das conquistas são frutos de muita batalha do sindicato para assegurar Acordos Coletivos de Trabalho que valorizem os trabalhadores e as trabalhadoras.

Além disso, o sindicato proporciona serviços fundamentais para a categoria, como assistência médica e odontológica, espaços de lazer, atendimento jurídico, entre outros benefícios essenciais.

Porém, sem investimentos nada disso seria possível. É por isso que a cláusula quadragésima terceira do Acordo Coletivo de Trabalho entre o SENALBA e a FIERN, estabelece que o SESI, SENAI e IEL descontarão dos salários dos seus empregados, associados ou não ao sindicato, no primeiro mês que ocorra benefício decorrente deste acordo, o valor correspondente a 2% (dois por cento) da remuneração mensal de cada trabalhador(a) beneficiada com o presente acordo.

É a chamada Contribuição Sindical, recolhida uma vez por ano de todos(as) os(as) trabalhadores(as) do Brasil. Uma maneira de manter e fortalecer o sindicato.

Junte-se ao SENALBA/RN e ajude a fortalecer a luta por valorização profissional e vida digna.