Indígenas ocupam Funai no RN

821

Por Coletivo Foque | Foto: Taian Marques

Na manhã desta segunda-feira (03/04) os povos indígenas do RN ocuparam a sede da FUNAI (Fundação Nacional do Índio) em Natal.

8459

O objetivo da ocupação é barrar o Decreto 9.010, de 23 de março de 2017, que ameaça acabar com a política indigenista no país.

Em Nota de Repúdio o movimento denuncia o desmonte da Funai pelo “governo anti-indígena de Michel Temer”. Para cumprir tal ameaça o governo conta com a ajuda do ministro da justiça, Osmar Serraglio, e o presidente da Funai, Antônio Costa, que segue à risca a política de maldades do Palácio do Planalto.

“Não aceitaremos o fechamento da Coordenação Técnica Local do Rio Grande do Norte. Estamos resistindo aos ataques anti-indígenas desde as primeiras invasões ao nosso território, há mais de 517 anos, e resistiremos sempre!”, finaliza a nota.

5037
Reunião com procurador debateu reivindicações do movimento indígena potiguar

Presentes as aldeias Sagi-Trabanda (Baía Formosa), Catu (Canguaretama/Goianinha), Tapará (Macaíba/São Gonçalo do Amarante), Mendonças do Amarelão, Serrote de São Bento e Assentamento Santa Terezinha (João Câmara), Caboclos do Assú, Tapuias Paiacús (Apodi).

Quem puder contribuir financeiramente com a OcupaFunai, segue as contas das lideranças que estão arrecadando as contribuições:

→ 22.817-6 – agência 0727-7 – variação 51 – conta poupança – Banco do Brasil – Tayse Michelle Campos da Silva

→ 2605-0 – agência 2758 – operação 013 – conta poupança – Caixa econômica Federal

Cada contribuição será muito importante para manter a ocupação e encaminhar as lutas, como a ida de representantes locais às atividades realizadas em Brasilia.