Parabéns a todos os profissionais que fazem o Sesc/RN

1249
sesc
O SENALBA/RN parabeniza todos os colaboradores do Sesc pelo aniversário de 67 anos dessa instituição formada por homens e mulheres que desenvolvem importantes atividades nas áreas de educação, saúde, cultura e lazer.

O Sesc instalou-se em Natal no ano de 1947, desenvolvendo atividades de assistência materna, carteira de assistência ao desempregado, assistência legal e gabinete bancário.

Em 28 de março de 1949, a Federação do Comércio do Rio Grande do Norte obteve do Ministério dos Negócios do Trabalho, Indústria e Comércio, sediado no Rio de Janeiro, sua Carta Sindical. Com isso, foram criados os Conselhos do SESC e SENAC, desligando-os da Federação do Comércio Varejista do Nordeste Oriental. Em maio deste mesmo ano, uma cerimônia realizada em Natal por João Daudt d’Oliveira, presidente da Confederação Nacional do Comércio, marcou a instalação dos Conselhos Regionais do SESC e do SENAC no Rio Grande do Norte. Nesse período, a sede do SESC passou a funcionar em Natal, no bairro da Ribeira, à Avenida Duque de Caxias, nº 158, área onde se concentrava a parte mais intensa da atividade do comércio na capital.

A expansão comercial nos bairros da Cidade Alta e do Alecrim, a partir de 1951, influenciou o retorno do SESC, em 1952, para a Cidade Alta. Instalada em um prédio alugado na Praça André de Albuquerque, a entidade deu continuidade às suas atividades junto à classe comerciária.

A busca de um local para a construção de sua futura e atual sede própria indicou um enorme terreno pertencente à municipalidade natalense: uma área de 4.275m², tendo uma frente de 75m para a Avenida Junqueira Aires e laterais para a Praça João Tibúrcio, com 65m, e Rua São Tomé, com 55m.

Na segunda metade de 1977, um acordo administrativo extinguiu, depois de mais de duas décadas, o Condomínio das Administrações Regionais do SESC e do SENAC no Estado, passando o SENAC a funcionar em outro edifício. Com a mudança, o prédio do recebeu a denominação de Centro de Atividades João Daudt d’Oliveira a partir de 13 de junho de 1977.

Em 1966 o SESC concretizou mais um projeto ao inaugurar na Avenida Senador Salgado Filho, s/n, o Centro de Atividades de Potilândia. A nova unidade passou a atuar com trabalho comunitário e ação grupal, desenvolvendo atividades esportivas, recreativas e campanhas na área da saúde.

Atualmente, o Departamento Regional no Rio Grande do Norte possui 14 unidades operacionais em funcionamento, sendo nove na capital e cinco no interior. Destas, a mais nova – inaugurada em 2011 -, é a Clínica Odontológica SESC, localizada no bairro do Tirol, que conta com uma estrutura ampla, moderna e bem equipada.

A história do Sesc é a história de muitos colaboradores, trabalhadores e trabalhadoras que merece respeito e valorização profissional.