SENALBA/RN presente no Dia Nacional de Luta

846

por assessoria de comunicação | Fotos: Rogério Marques

028
Mesmo com a forte chuva o Dia Nacional de Mobilização e Luta em Natal levou muitos ativistas do movimento sindical e popular para a rua nesta sexta-feira (30/8). A Praça Gentil Ferreira no bairro do Alecrim, tradicional palco de lutas, foi o local de concentração de mais uma manifestação que mobilizou diversas categorias de trabalhadores e trabalhadoras da cidade e do campo, além de estudantes e desempregados.

O ato iniciado na praça seguiu em passeata pelas principais ruas do Alecrim ao centro da cidade até a Prefeitura de Natal.

No ato final, entre a prefeitura e Assembleia Legislativa do RN, representantes de partidos políticos, sindicatos, movimento popular e centrais sindicais protestaram e defenderam a pauta da classe trabalhadora.

edinaldo

O presidente do SENALBA/RN, Edinaldo Gomes, denunciou o descaso da governadora Rosalba Ciarlini com os 1400 funcionários do MEIOS que foram demitidos sem até hoje receberem um centavo do que tem direito, nem FGTS, nem verbas rescisórias. “O SENALBA repudia a atitude da governadora Rosalba, que até hoje não recebeu o sindicato para discutir a questão do MEIOS. Hoje ATIVA também se encontra em intervenção e o prefeito Carlos Eduardo ainda não tomou nenhum posicionamento. São 1260 funcionários que também foram demitidos sem o pagamento das verbas rescisórias. Hoje esse processo se encontra na justiça do trabalho e não sabemos até quando esses funcionários vão aguardar para receber seus devidos pagamentos. Então, estamos hoje nas ruas, todas as classes sociais, reivindicando nossos direitos”, afirmou Edinaldo.

Confira a Pauta trabalhista aprovada pelas centrais sindicais:
→ Fim do Fator Previdenciário
→ Jornada de 40 horas semanais, sem redução salarial
→ Fim do Projeto de Lei 4330, que amplia a terceirização
→ Reajuste digno para os aposentados
→ Mais investimentos em saúde, educação e segurança
→ Transporte público de qualidade
→ Reforma Agrária
→ Fim dos leilões do petróleo
→ Igualdade de oportunidades entre homens e mulheres

senalba001